Oftalmologia brasileira é homenageada no Congresso Internacional de Catarata e Cirurgia Refrativa na Índia

O Prof. Renato Ambrósio Jr, oftalmologista do Rio de Janeiro e colaborador do Posto Seis com sua tradicional coluna OFTALMO/SAÚDE, recebeu a `Golden Medal 2016` como reconhecimento por suas contribuições para Oftalmologia internacional durante o congresso da Sociedade de Implantes Intraoculares e Cirurgia Refrativa da Índia (IIRSI). A reunião anual da IIRSI foi organizada pelo Prof. Amar Agarwal e ocorreu em Chennai nos dias 2 e 3 de julho de 2016, com mais de 2500 congressistas.

Congresso Internacional de Catarata e Cirurgia Refrativa

Prof. Renato Ambrósio com Prof. Amar Agarwal Chennai no Congresso Internacional de Catarata e Cirurgia Refrativa

 

Em suas palestras, foram abordados importantes temas relacionados com avanços da Cirurgia Refrativa, destacando-se a nova técnica SmILE para correção de miopia e astigmatismo. “Neste procedimento, fazemos a correção do grau por meio da retirada de uma lentícula criada na córnea com o laser de femtossegundo da ZEISS – VisuMAX. A extração da lentícula é feita por uma incisão pequena, menor que a do LASIK, o que faz a cirurgia ser menos invasiva e traze algumas vantagens.” Na revisão da literatura sobre SmILE, técnica que ele já realiza desde 2014, observa-se que mais de 90% dos casos obtém visão melhor que 20/25 com excelente estabilidade desde o primeiro mês, o que é compatível com liberdade visual do uso de outras formas de correção. Apesar de raras, observa-se incidência de complicações em menos de 1% dos casos. “Todo procedimento médico tem seus riscos, benefícios e limitações, sendo o papel do médico trabalhar para minimizar os problemas que podem ocorrer, bem como identificar e tratar adequadamente para evitar possíveis sequelas, que são felizmente bem raras.”, afirma.

Adicionalmente, deve haver um equilibrio entre a tecnologia disponível, o conhecimento do cirurgião para usar tais recursos e o zelo pelo paciente. “Os procedimentos para correção visual refrativa são alternativas ao uso de lentes de contato ou óculos para a correção do grau da refração (miopia, hipermetropia e astigmatismo). Estes procedimentos são eletivos, ou seja opcionais. Apesar de serem o procedimentos mais comuns na medicina, a educação do pecifente é undamental para que sejam tomadas decisões conscientes, bem como para gerar expectativas realísticas. Este é o maior objetivo do nosso site visarerio.com.br”.

A avaliação pré-operatória, um dos temas de maior interesse de Ambrósio foi destacada. “Os exames complementares possibilitam planejamento personalizado e minimiza complicações. Para tal, deve-se interpretar adequadamente os dados clínicos. Por, exemplo, tanto o LASIK como a ablação de superfície (PRK) ainda têm indicações em casos especícios.” conclui.

Oftalmologia brasileira é homenageada no Congresso Internacional de Catarata e Cirurgia Refrativa na Índia

Oftalmologia brasileira é homenageada no Congresso Internacional de Catarata e Cirurgia Refrativa na Índia

0 respostas

Deixe uma resposta

Quer participar da discussão?
Sinta-se livre para contribuir!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

5 × dois =